3 DICAS PARA QUANDO IDOSO COM ALZHEIMER DIZ “QUERO IR PARA CASA”

Por que alguém com demência pede para ir para casa?

É muito comum cuidadores enfrentarem uma pessoa com Alzheimer dizendo repetidamente “quero ir para casa”. É estranho e frustrante, pois ela está em casa.

Problemas de memória e cognição fazem com que uma pessoa com Alzheimer veja o mundo de modo diferente. Então, quando ela diz “eu quero ir para casa” na verdade está querendo transmitir algum sentimento de insegurança e não um pedido literal de “ir para casa”.

Continue reading

COMO LIDAR COM O ENVELHECIMENTO DOS PAIS

Quando os pais envelhecem

O tempo passa muito rápido. E então, chega aquele momento em que percebemos que nossos pais envelheceram e se tornaram filhos adultos. Limitações físicas aparecem. Conversas sobre o fim de vida podem surgir com mais frequência, causando sentimentos de pesar ou desconforto.

Aprender a lidar com pais envelhecendo não é um assunto atrativo, mas é importante. Aceitar o fato de que seres humanos envelhecem e se tornam frágeis não é fácil, especialmente quando esses seres humanos são nossos pais.

Continue reading

4 DICAS PARA CONSEGUIR AJUDA DOS IRMÃOS PARA CUIDAR DE PAIS IDOSOS

Cuidar de pais idosos pode ser extremamente estressante quando os irmãos não dão apoio

Ao cuidar de pais idosos, a última coisa de que você precisa é mais estresse ou ressentimento por causa de problemas com seus irmãos.

Mas conseguir que os irmãos ajudem com os pais pode trazer à tona velhas discussões familiares, fazer com que as rivalidades entre irmãos aumentem e, geralmente, aumentar o seu fardo.

Continue reading

13 RESOLUÇÕES DE ANO NOVO PARA CUIDADORES

Embora dia 31 de dezembro de um ano não seja especialmente diferente de 1º de janeiro do ano seguinte, o primeiro dia de um Ano Novo tem sempre um sabor de novo começo. Este pensamento sempre revigora e traz um novo impulso psicológico.

Reavaliando seus objetivos, expectativas e atitudes

A maioria dos cuidadores familiares, sempre busca a perfeição no cuidar dos mais velhos. Entretanto, essas expectativas sempre costumam deixar uma sensação de que faltou algo. Não há como saber a maneira certa de ser um cuidador perfeito. As necessidades de um idoso, especialmente aqueles com demência, mudam com o passar do tempo, e no caso de Alzheimer, com a progressão da doença.

Continue reading

ALZHEIMER: Como tornar as festas de fim de ano mais agradáveis.

Festas de fim de ano mais agradáveis.

As festas de fim de ano, são um período do ano para viver com alegria, e mais que nunca ser compartilhado com todos os amigos e familiares.

Porém para muitas famílias com pessoas com Alzheimer e outras demências, estas festas podem se transformar em verdadeiro desafio. Embora seja uma época de celebrações, famílias podem viver sentimentos de perda das coisas boas que costumavam fazer antigamente.

Tente as dicas seguintes para ter dias mais fáceis e alegres para todos, inclusive os cuidadores.

Continue reading