Por que praticar atividade física na terceira idade?

  Atividade física na terceira idade”: 08 benefícios

(Artigo postado por Andrea Schaefer Korbes e Nayara Elmisan Zolet da Academia Cardiofitatividade física na terceira idade)

Desde as últimas décadas do século passado, o Brasil está passando por um declínio rápido e acentuado da fecundidade que, juntamente com a queda da mortalidade, levou o país a um processo de envelhecimento populacional e de aumento da longevidade da população. Fatores como os avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população contribuíram para este fenômeno.

 

À medida que o tempo avança, ocorrem alterações normalmente associadas ao declínio das funções fisiológicas, como a redução da massa óssea e da massa muscular, o que aumenta consideravelmente o risco de quedas. Além disso, com as pessoas vivendo mais, aumenta também o aparecimento de doenças como hipertensão arterial, cardiopatias e diabetes, já que nosso sistema cardiovascular também sofre alterações durante o processo de envelhecimento.

 A prática orientada e regular de atividades físicas contribui significativamente para atenuar essas alterações e, consequentemente, o surgimento e/ou controle das doenças. Para os idosos que apresentam hipertensão arterial, a prática regular de atividade física, em longo prazo, diminui a pressão e em alguns casos, pode fazer com que se diminua a dosagem dos medicamentos anti-hipertensivos ou até ter sua pressão arterial controlada, sem a adoção de medidas farmacológicas.

Para indivíduos diabéticos, programas de exercícios físicos têm sido relatados tão eficazes quanto estratégias farmacêuticas, para melhorar o controle da glicemia e reduzir o risco cardiovascular.

Assim, para um envelhecimento saudável, baseado na qualidade de vida, é imprescindível a adoção de hábitos de vida positivos, que abarquem uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.

Como benefícios de um estilo de vida ativo, podem ser citados:

08 benefícios comprovadamente alcançados pela atividade física na terceira idade

  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória e muscular;
  • Aumento da força muscular e da resistência de forma geral;
  • Auxílio no controle de peso;
  • Melhora do funcionamento do aparelho digestivo;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhora da flexibilidade, do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Controle da depressão;
  • Melhora da qualidade do sono.

Com um estilo de vida ativo e saudável torna-se possível aliar a longevidade a uma vida independente e autônoma, com qualidade e capacidade para a manutenção de habilidades físicas e mentais.

Importante lembrar de consultar o médico e procurar academias especializadas onde poderá ser assistido por profissionais treinados para ministrar exercícios adequados e dosados para cada tipo de necessidade. Estes procedimentos e um acompanhamento personalizado na  atividade física na terceira idade será uma garantia de bons resultados.

 

 

 

email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *