Alzheimer: Por que usam a mesma roupa, dias e dias seguidos?

mesma roupaAlzheimer: Por que usam a mesma roupa, dias e dias seguidos?

Pessoas que em sua vida ativa sempre vestiram, impecavelmente, para os compromissos, ao desenvolverem um processo demencial, repetem, dia  após dia, a mesma roupa.  Não ligam para a camisa manchada ou a calça folgada  e amassada.

Não colocam no cesto para lavar. No final do dia, tiram a roupa e penduram no cabide, e ao acordarem de manhã, no dia seguinte, vestem-na novamente.

Por que isso acontece?

A memória recente, prejudicada pela demência, faz com que estas pessoas não se deem conta de que a roupa está suja. Além disso, deficiência na área de julgamento impede que a pessoa com demência, associe os sinais de mal cheiro, de sujo, de manchado e amassado da roupa, à ação natural de colocá-la no cesto de roupa suja.  Vestir a mesma roupa, já usada, pode ser mais fácil do que escolher uma outra na gaveta ou no guarda-roupa.

Fazer escolhas pode ser uma tarefa cognitivamente muito complexa e penosa. Por outro lado, usar os mesmo objetos, as mesmas roupas, é reconfortante.

Lembre-se que:

Dizer “Puxa! você já usou esta mesma roupa ontem! Está na hora de trocar de roupa!” não ajudará em  nada. A pessoa com demência não consegue seguir tal lógica. Além disso, repreensões como esta, colocam-na defensiva ou podem deixá-la irritada.

Vamos tentar outras estratégias?

  • Enquanto ela estiver dormindo, vá ao quarto dela e retire a roupa suja. Deixe, no mesmo lugar, uma roupa semelhante. De manhã ao ter em mãos estas roupas, muito provavelmente, já terá se esquecido daquelas “favoritas” de ontem. Se ela perceber que houve troca, conte-lhe uma boa história: “desculpe, mas eu deixei cair suco na sua camisa favorita, ontem, e achei melhor mandar lavar. Enquanto isso, eu encontrei  essa outra. Espero que me perdoe.”
  • Arrume os armários de modo que haja poucas opções (apenas umas poucas camisas, por exemplo) de modo que a tarefa de escolher uma roupa seja mais fácil. Procure colocar roupas em cores previamente combinadas. Dê preferência a roupas de cores lisas em lugar de estampadas, que podem distrair e, em algumas demências, causar irritação.
  • Compre vários conjuntos de roupas idênticas às “favoritas”; assim terá sempre um conjunto seco e limpo, enquanto o outro é lavado. Por exemplo: várias meias apenas de um tipo, da mesma cor, acabando com o uso de meias de pares trocados.
  • Se a pessoa costuma dormir com a mesma roupa, usada durante o dia, então sua oportunidade de fazer a troca é durante o banho.  Ao levá-la para o banho, já deixe a muda de roupa, no banheiro, pronta para ser usada.

 Cuidado!

Assegure-se de que a troca de roupa é motivada pela sujeira e pelo odor, e não pela sua irritação e intransigência com a repetição, pura e simples, da vestimenta.

**********************************************************************************************

Extraído do artigo original – Dementia Patient Wears the Same Clothes Over and Over, publicado em Alzheimer’s Reading Room (www.alzheimersreadingroom.com/)

 Paula Spencer Scott autora de SURVIVING ALZHEIMER’S: Practical tips and soul-saving wisdom for caregivers; editora da Czring.com, ex colunista da revista Woman’s Day e membro da Met Life Foudation Jornalists em Programas de Envelhecimento.

 Tradução e adaptação da Equipe 3i.

 

 

email

This entry was posted in Cuidadores, Cuidados, Família by Cida Griza. Bookmark the permalink.
Cida Griza

About Cida Griza

. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise - PUC/PR . Especialização em Atenção à Saúde do idoso (Gerontologia) - UFSC/SC . Coordenadora da Abraz-Subregional de Joinville/SC (2002 - 2010) . Professora Universitária na disciplina de Geriatria e Gerontologia - ACE/SC . Professora do curso de pós graduação em Gerontologia - FURB/SC . Professora do Grupo ECM - Estimumlação Cognitiva e Motora
  1. 3 thoughts on “Alzheimer: Por que usam a mesma roupa, dias e dias seguidos?

    Boa noite, parabéns pelo artigo, me ajudou muito a entender pois tenho esta dificuldade com minha mãe, gostaria se possível de mais um ajuda, se possível, minha mãe nunca quer tomar banho, mesmo amornando a água, não encontro um argumento que a convença, assim ela fica vários dias sem banho, neste caso, como devo proceder??? Desde já agradeço a atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *