A vacina contra gripe é segura? Quem pode tomar a vacina?

InfluenzaIMPORTANTE: A campanha de vacinação contra gripe será iniciada em 22/abril/2014, conforme o Ministério da Saúde. É hora pois de aderir a ela. Entretanto, podem surgir algumas dúvidas quanto à segurança e eficácia. Então, seguem informações que ajudarão você a se vacinar com segurança.

1. A vacina contra gripe é muito segura e é usada no mundo todo, sem nenhuma reação colateral. Uma estatística dos últimos 20 anos demonstra, por exemplo, que houve redução de 56% nas doenças respiratórias e redução de 53% de pneumonias.

2. Ela não causa gripe, pois é uma vacina chamada inativa e fracionada, isto é, os vírus estão mortos e replicados e portanto não se reproduzem dentro do organismo, produzindo uma resposta imunológica protetora. Com isso, a pessoa vacinada previne-se contra eventuais doenças oportunistas que atacam quando o organismo fica debilitado por uma gripe.

3. É vivamente recomendada para pessoas com 60 anos ou mais, mas na verdade qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade já pode ser vacinada contra a gripe. Alguns grupos de risco têm preferência na vacinação:

  • Idosos a partir de 60 anos
  • Cardiopatas
  • Pessoas com problemas pulmonares
  • Diabéticos
  • Pessoas com AIDS
  • Pacientes renais crônicos
  • Gestantes a partir do 3o. mês de gravidez
  • Profissionais de saúde e pessoas que mantém contatos com indivíduos de risco

Saiba mais:

4. A vacina começa a fazer efeito após 10 a 15 dias após a aplicação, período em que se formam os anticorpos e tem durabilidade da imunidade de aproximadamente 12 meses. Por isso, a melhor época para se vacinar é no final do outono.

5. A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica à vacina e deve ser adiada em pessoas com doenças ainda não diagnosticadas.

6. A vacina contra gripe não imuniza contra RESFRIADOS,  pois o resfriado é causado por outros tipos de vírus e embora tenha sintomas parecidos são muito mais leves, suaves e com menor duração. A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus da Influenza,  provoca febre alta, dores no corpo, deixa a pessoa acamada e sua recuperação pode levar até uma semana ou até mesmo se complicar com uma pneumonia.

email

This entry was posted in Vida com qualidade and tagged by Cida Griza. Bookmark the permalink.
Cida Griza

About Cida Griza

. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise - PUC/PR . Especialização em Atenção à Saúde do idoso (Gerontologia) - UFSC/SC . Coordenadora da Abraz-Subregional de Joinville/SC (2002 - 2010) . Professora Universitária na disciplina de Geriatria e Gerontologia - ACE/SC . Professora do curso de pós graduação em Gerontologia - FURB/SC . Professora do Grupo ECM - Estimumlação Cognitiva e Motora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *