A vacina contra gripe é segura? Quem pode tomar a vacina?

InfluenzaIMPORTANTE: A campanha de vacinação contra gripe será iniciada em 22/abril/2014, conforme o Ministério da Saúde. É hora pois de aderir a ela. Entretanto, podem surgir algumas dúvidas quanto à segurança e eficácia. Então, seguem informações que ajudarão você a se vacinar com segurança.

1. A vacina contra gripe é muito segura e é usada no mundo todo, sem nenhuma reação colateral. Uma estatística dos últimos 20 anos demonstra, por exemplo, que houve redução de 56% nas doenças respiratórias e redução de 53% de pneumonias.

2. Ela não causa gripe, pois é uma vacina chamada inativa e fracionada, isto é, os vírus estão mortos e replicados e portanto não se reproduzem dentro do organismo, produzindo uma resposta imunológica protetora. Com isso, a pessoa vacinada previne-se contra eventuais doenças oportunistas que atacam quando o organismo fica debilitado por uma gripe.

3. É vivamente recomendada para pessoas com 60 anos ou mais, mas na verdade qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade já pode ser vacinada contra a gripe. Alguns grupos de risco têm preferência na vacinação:

  • Idosos a partir de 60 anos
  • Cardiopatas
  • Pessoas com problemas pulmonares
  • Diabéticos
  • Pessoas com AIDS
  • Pacientes renais crônicos
  • Gestantes a partir do 3o. mês de gravidez
  • Profissionais de saúde e pessoas que mantém contatos com indivíduos de risco

Saiba mais:

4. A vacina começa a fazer efeito após 10 a 15 dias após a aplicação, período em que se formam os anticorpos e tem durabilidade da imunidade de aproximadamente 12 meses. Por isso, a melhor época para se vacinar é no final do outono.

5. A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica à vacina e deve ser adiada em pessoas com doenças ainda não diagnosticadas.

6. A vacina contra gripe não imuniza contra RESFRIADOS,  pois o resfriado é causado por outros tipos de vírus e embora tenha sintomas parecidos são muito mais leves, suaves e com menor duração. A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus da Influenza,  provoca febre alta, dores no corpo, deixa a pessoa acamada e sua recuperação pode levar até uma semana ou até mesmo se complicar com uma pneumonia.

email

This entry was posted in Saúde e Cuidados by Cida Griza. Bookmark the permalink.
Cida Griza

About Cida Griza

. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise - PUC/PR . Especialização em Atenção à Saúde do idoso (Gerontologia) - UFSC/SC . Coordenadora da Abraz-Subregional de Joinville/SC (2002 - 2010) . Professora Universitária na disciplina de Geriatria e Gerontologia - ACE/SC . Professora do curso de pós graduação em Gerontologia - FURB/SC . Professora do Grupo ECM - Estimumlação Cognitiva e Motora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *